sexta-feira, janeiro 16, 2009

Senta que lá vem história II....

2009 - Finalmente depois de 4 anos, uma parte do Monumento aos Lanceiros Negros, será construída ( post - Senta que lá vem história...)

O Arquiteto George Augusto de Moraes conseguiu para o monumento dos Lanceiros no Parque Farroupilha, em Porto Alegre, que a prefeitura forneça a mão de obra. E abriu uma conta pública para donativos. Ainda não se conseguiu viabilizar a obra maior - o museu em memória dos Lanceiros Negros - será apenas um mini totem no parque, mas já é um começo!

Esses bravos heróis, os Lanceiros Negros, foram dizimados numa emboscada próxima ao sítio de Porongos, no Rio Grande do Sul. Trata -se de um mitológico massacre ocorrido durante a Revolução Farroupilha (1835-1845) e bem escamoteado durante os anos. Eram a linha de fronte das tropas, com a promessa de liberdade no final da guerra, transformaram-se na vanguarda das tropas farroupilhas.
2005 - Nós ( Euclides Oliveira, Sidney Linhares, Dante Furlan e eu ) ganhamos um concurso internacional com o projeto para a construção de um museu em homenagem aos Lanceiros, no local do massacre. Museu que sonhamos ver construído no sítio que poderá ser tombado pelo patrimônio histórico mundial.

Um comentário:

Anônimo disse...

muito interessante, parabéns!